Criação de um FÓRUM PARA ED MUSICAL NO DF E NA REGIÃO CO


Fique ligado neste blog! Uma das propostas surgidas nos eventos aqui anunciados foi a criação de um FÓRUM PERMANENTE PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NO DF E NO CENTRO-OESTE. 
Obrigado a todos que participaram da Audiência Pública, pelo blog, presencialmente e a distância. Sua participação foi e será muito importante para influirmos nas políticas públicas relativas à educação musical na região centro-oeste e no país.
Obrigado ao CNE e à ABEM, promotores do evento.


A Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE) constituiu uma comissão que realiza estudos sobre o ensino da música nos currículos da Educação Básica, tendo em vista a Lei nº 11.769/ 2008, que alterou o art. 26 da Lei nº 9.394/96.

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Reconhecendo a importância da diversidade cultural e musical do Brasil, e a fim de colher subsídios para seu trabalho, a comissão está promovendo audiências públicas nas diversas regiões brasileiras, com a participação de entidades, associações, professores, especialistas e pessoas interessadas em contribuir com o assunto. No que tange à implementação do ensino de música, o CNE pode esclarecer questões que elucidem, de forma mais precisa, as especificidades da área como “componente curricular”. Nesse sentido, é fundamental buscar uma discussão pautada nas leis da educação nacional, considerando que o Conselho trabalha em consonância com elas.

O CNE tem como parceira a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), nesse movimento de escuta pública, que se pauta nos princípios de liberdade de expressão, do respeito às diferenças e em ações dialógicas com e entre profissionais.

Esperamos contar com a sua valiosa participação e de todos os envolvidos no ensino de música da região centro-oeste e que essa audiência possa ser um instrumento de contato entre os anseios da sociedade civil e o poder público, no que diz respeito à efetiva implantação da lei de obrigatoriedade do conteúdo musical nas escolas da educação básica no país (lei 11.769 de 2008).



PARA QUEM É?
Profissionais do ensino de Arte/Música, estudantes de cursos de Licenciatura em Música, músicos, instituições públicas e privadas de ensino, entidades, associações, especialistas no assunto e pessoas efetivamente interessadas no tema.

QUANDO E ONDE SERÁ?
O evento acontecerá em dois dias:

28/06 (sex), no Auditório do Departamento de Música-UnB, entre 14h e 18h
Esta será uma Audiência preparatória: Discussão de propostas e levantamento de temáticas a serem deliberadas com o CNE no dia 01/07.

1 de julho de 2013 (seg), no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, entre 9h e 13h.
Neste dia será a discussão e deliberação das contribuições da região centro-oeste, com a presença dos conselheiros do CNE.

COMO PARTICIPAR?
Você pode participar presencialmente nas datas divulgadas acima, e também pode participar a partir deste blog. Deixe seu comentário no "Fórum de Debates"!

QUEM ESTÁ ENVOLVIDO NA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO?
Realização:
CNE - Conselho Nacional de Educação
ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical
Apoio:
GEM.UnB - Grupo de Educação Musical da UnB
Departamento de Música da UnB
Representantes da região centro-oeste:
UFG: Flávia Cruvinel, Fernanda Albernaz, Nilcéia Protásio, Luz Marina Alcântara (SE/GO)
UFMS: Marcus Medeiros, Manoel Rasslan
UFMT: Rita Domingues

COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO?
Se tiver dúvidas, escreva para o e-mail: gem.unb@gmail.com

COMO POSSO ME INSCREVER?

A partir do nosso formulário de inscrição:

Acesse clicando em "Inscrições", lá em cima, no menu deste blog.